Morte da Virgem, Caravaggio

09/11/2010 09:38

É um quadro de grande tamanho representando a morte da Virgem Maria; tema debatido e não resolvido pela doutrina católica. A pintura recorda ao Enterro de Cristo no Vaticano quanto a seu tamanho, sobriedade e o naturalismo fotográfico. Seu naturalismo é típico da Contrarreforma.

As figuras quase têm tamanho real. O centro de atenção do quadro é a figura da Virgem Maria, representada de maneira muito parecida a uma mulher do povo, sem atributos místicos. Ao redor da Virgem encontram-se Maria Madalena e os Apóstolos. Em primeiro plano, Maria Madalena chora sentada em uma simples cadeira, com a cabeça entre as mãos. Os Apóstolos, a seu ao redor, também se mostram entristecidos, mas não mediante expressões exageradamente emotivas, senão ocultando os rostos.

A cena decorre em um ambiente humilde. As cores são muito escuras, com os únicos toques luminosos do vermelho da roupa da morta.

Nada há neste quadro que revele a natureza sagrada de seu tema. Seu tratamento é naturalista, inclusive brutal e de grande crudeza, o que motivou sua rejeição.

Caravaggio representa de maneira realista a dor da perda de um ser querido. Neste sentido, acerca-se ao tratamento que pintores da Reforma, como Rembrandt, deram aos temas religiosos.

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.