Curiosidades sobre Caravaggio

09/11/2010 09:58

 

Conheça mais a respeito da vida de um grande mestre da pintura...

  • Pedradas
    Comenta-se que, além das conhecidas brigas, ameaças e ofensas contra as mais diversas pessoas, Caravaggio chegou a atirar pedras, por mais de uma vez, contra os pedestres que passavam em frente à sua janela, em Roma. O artista foi processado e levado à prisão várias vezes.
  • Luzes, tinta, ação!
    Caravaggio era conhecido por pintar bastante rápido e diretamente sobre a tela, sem nunca fazer desenhos e esboços (não há conhecimento de desenhos atribuídos a ele). Artista inquieto e de personalidade ansiosa, sempre entregava suas encomendas dentro do prazo, provavelmente sedento por terminá-los e começar novos trabalhos.
  • Realismo ao pé da letra
    Na tela "A Morte da Virgem" comenta-se que o pintor teria usado como modelo o corpo de uma prostituta encontrada morta no rio Tibre, cujo ventre estava inchado. Já em "A Ressurreição de Lázaro", os modelos teriam sido obrigados pelo próprio artista, que os ameaçava com um punhal, a posar carregando um cadáver de verdade.
  • Seguidores
    Artistas notáveis como Rembrandt, Vermeer, Rubens e até Cézanne foram influenciados pela maneira como Caravaggio retratava a luz e, por oposição, as sombras. Já um dos trabalhos do artista brasileiro Vik Muniz, conhecido por fazer reproduções de quadros famosos usando materiais inusitados, é uma cópia de "A Deposição de Cristo", feita com calda de chocolate. Fragonard e Rubens também reproduziram a obra.
  • Dor-de-cotovelo
    Alguns críticos consideram o uso freqüente do "claro-escuro" uma incapacidade de Caravaggio de pintar fundos muito detalhados. Outros o acusam de não ser um bom desenhista, pois geralmente pintava com um modelo vivo presente, a fim de reproduzi-lo da maneira mais fiel possível. Segundo esses censores, um artista completo seria aquele que, com perfeição, consegue reproduzir pessoas, objetos, animais e cenários baseando-se apenas na memória.
  • Auto-retrato disfarçado
    O artista baseou-se no próprio rosto ao pintar "Pequeno Baco doente" e há estudiosos que dizem que, também, se retratou em "Jovem Baco", pintado dois anos mais tarde. No primeiro deles, pode-se perceber uma expressão doente, um possível reflexo da saúde debilitada de Caravaggio que, durante seus primeiros anos em Roma, chegou a passar fome. Já seu quadro mais famoso do deus do vinho (datado de 1596) traz um Baco de feições andróginas, pose displicente e dedos sujos. Em "Os músicos" (cerca de 1595-96) é o cantor que se encontra a direita no segundo plano. Em "Davi com a Cabeça de Golias", de 1605/06, a cabeça decepada de Golias pode ter sido baseada num Caravaggio melancólico, já em seus últimos anos de vida.
Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.