"Narciso acha feio o que não é espelho"

03/10/2010 10:12

"Narciso era um rapaz muito bonito e indiferente ao amor. Quando nasceu, seus pais Céfiso e Lríope, perguntaram ao adivinho Tirésias qual seria o seu destino: Narciso teria uma vida longa se não visse o próprio rosto. Muitas moças se apaixonaram por Narciso, mas ele não se interessou por nenhuma. A ninfa Eco, inconformada com a indiferença, afastou-se para um lugar deserto onde definhou até que restassem somente seus gemidos. As moças desprezadas pediram vingança aos deuses. Com pena delas, o deus Nêmesis, induziu Narciso a debruçar-se na beira de um rio depois de um dia de caça. Foi quando viu seu rosto e apaixonou-se pela própria imagem. Permanceu nessa posição até morrer. No local de sua morte nasceu uma flor de beleza singular."   Mitologia Grega

Caravaggio transformou Narciso em um jovem romano de sua época. A pintura pode ser divitida em 2 retangulos horizontais. No retangulo superior temos o jovem Narciso de "carne e osso", com braços, testa e pescoço iluminados e carregando o brilho do centro da imagem em seu joelho. No retangulo inferior temos a imagem do jovem fielmente reproduzida pelo reflexo das águas do rio, o que esplica a feição abismada e apaixonada do jovem na escuridão.

Outra observação interessante é que o mito de Narciso se passa em uma floresta, em meio a natureza. Porém na obra de Caravaggio vemos somente Narciso em extase à admirar seu reflexo na completa escuridão. Caravaggio quis dar ênfase á paixão de Narciso por si mesmo, como se entrassemos no inconsciente do jovem onde existia apenas ele e seu reflexo, e nada mais importante, nem mesmo um sequer vestigio da natureza.

Para separar o real do imaginário, Caravaggio pintou discretamente algumas bolhas ou pequenas ondas na superficie da água do rio.

Curiosidade: Narciso de Caravaggio foi capa da obra "O Alquimista", uma das maiores publicaçoes do escritor brasileiro Paulo Coelho.

 

                                                                                                                                                                        Luiza Almeida Brandão

                                                                                                                                                                               EM31

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.