Que País É Esse?

21/11/2010 16:39

 

 

 De: Paula de Cássia e Kimberly

Análise sociológica da música “Que país é esse”

 

Ao analisarmos a música “Que país é esse” de Legião Urbana podemos perceber que Renato Russo ao compor a música estava criticando todos os aspectos do Brasil,principalmente, a política.

Embora o sentimento da população seja de um Brasil cujo país tem todas as maravilhas do mundo, na prática as pessoas não exercem o seu papel de cidadania,ou seja, não contribuem para reduzir a desigualdade social,a miséria,entre outros    problemas   nocivos do país,portanto acaba-se demonstrando muitas vezes um sentimento patriota que não existe, por exemplo a manifestação das pessoas na “Copa do Mundo”, sendo que ainda nem sabemos escolher corretamente os nossos representantes no governo.

Dessa forma ele começa a música criticando a situação das moradias dos brasileiros, pois muitos moram em favelas, em casas com situações bem precárias, sem higiene, sem água e até mesmo correndo o risco de ser contaminado por alguma doença. Ironiza a corrupção do senado, a falta de respeito entre nós mesmo,e em geral com a constituição.

Mas Renato Russo visa um ponto importante, que mesmo com isso tudo ocorrendo no Brasil à sociedade não deixa de acreditar no futuro da nação.

 

Por último ele quis fazer uma crítica sobre o Brasil estar no terceiro mundo, sobre o preconceito e a exploração dos índios.Sendo que através dessa da mão de obra barata, os índios eram vendidos e abusados de tal maneira que muitas vezes até morriam.

É preciso que as pessoas reflitam sobre seus atos, e que na verdade o ditado “a gente colhe o que planta” tem sentido, porque se nós queremos melhoria para todo o país, sem diferenças tão absurdas,devemos ter mais consciência dos nossos deveres,como por exemplo: o ato de votar.

 

 

 

 

 

 

LETRA DA MÚSICA:

 

“Que País É Esse”

Composição: Renato Russo


 

Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, nas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso, mas o
Sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.