As Obras de Caravaggio no Mundo. Onde encontrá-las?

04/10/2010 10:36

Por ocasião da celebração do quarto centenário do falecimento de Caravaggio (1571-1610), a Galeria da SCUDERIE DEL QUIRINALE de Roma, organizou uma exposição de 20 de Fevereiro a 13 de Junho de 2010, onde foram apresentados alguns dos mais signficativos trabalhos de Caravaggio. A exposição foi de grande simplicidade e composta por apenas 23 quadros, todos de Micheangelo Maresi, mais conhecido por Caravaggio, por ser o nome da pequena aldeia lombarda, onde viviam os seus pais, onde nasceu, no norte da Itália e adotou como nome. Os organizadores só escolheram estas obras por serem da sua própria autoria, excluindo as que são atribuídas à sua “escola”.

Principais quadros e locais onde são encontrados:

A felagelação de Capodimonte, o Baco da Galeria Uffizi, de Florênça, David com a cabeça de Golias, da Galeria Borghese, de Roma e Os Músicos , do Metropolitan Museum de Nova York. Obras do Museu Hermitage, de São Petersburgo, o do Staatliche Museum, de Berlim. Da Biblioteca Ambrosiana de Milão veio a famosa Cesta de fruta, cujo primeiro propietário, o Cardeal Borromeo, tinha-a em tão grande estima a ponto de ameaçar excomungar quem se atrevesse a retirar-la da parede, onde estava exposta.

Outras obras:

• Judite e Holofernes, 1599. Galleria Nazionale d’Arte Antica di Palazzo Barberini, Roma
  •  Apolo tocando o alaúde, 1596 . Hermitage Museum, San Petersburgo
  •  Os jogadores de cartas, 1595. Kimbell Art Museum, Fort Worth, Texas
  • Senhora dos peregrinos ou Senhora do Loreto, 1603-1605. Igreja de Santo Agostinho, Roma
  • São Mateus e o Anjo, 1600. Capela Contarelli, Igreja de São Luís dos Franceses, Roma
  • O Martírio de São Mateus, 1599-1600. Capela Contarelli, Igreja de São Luís dos Franceses, Roma
  • Crucificação de São Pedro, 1600. Capela Cerasi Santa Maria do Pópolo, Roma
  • A conversão de São Paulo, 1600. Coleccção Odescalchi Balbi, Roma
  • Descanso na fuga para o Egipto, 1597. Galeria Doria Pamphili, Roma
  • Sacrifício de Isac, 1603. Galeria Uffizi. Florênça
  • A Anunciação, 1608. Museu das Belas Artes Nancy, França
  • Cupido dormindo, 1608. Museu de Arte de Indianápolis, EEUU
  • Cristo coroado de espinhos, 1603. Kunsthistorische Museum, Viena
  • O amor victorioso, 1602. Staatliche MuseenBerlim
  • Adoração dos pastores, 1609. Museu Nacional de Mesina, Itália
  • A prisão de Jesus no Horto das Oliveiras, 1602. National GalleryLondres
  • A ceia de Emaús, 1601. National Gallery, Londres
  • Outra versão da Ceia em Emaús, 1606. Pinacoteca di Brera, Milão
  • O Enterro de Cristo, 1602-1603. Museu Vaticano, Cidade do Vaticano
  • São João Batista, 1602. Museus Capitolinos, Roma
  • São João Batista, 1604. The Nelson-Atkins Museum of Art, Kansas City, Missouri
  • São João Batista, 1605. Galeria Corsini, Roma
  • Rapaz com um cesto de fruta, 1593. Galeria Borghese. Roma

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.